sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Navegando em mares conhecidos...


Hoje nós vamos conhecer um trechinho do livro “Navegando em mares conhecidos: como usar a internet a seu favor”[1]. Ele dá dicas importantes sobre como pesquisar na internet, algumas que até já vimos em posts anteriores, e outras são novas e bem interessantes. Vamos conferir?


1.      Para começo de conversa: ninguém precisa ficar conectado o tempo todo, certo? Então, para estudar é legal desligar o celular, fechar o e-mail, o bate-papo e as páginas das redes sociais.

2.      O Google é uma excelente ferramenta de busca. Mas atenção: os sites dos primeiros resultados da pesquisa não são necessariamente os melhores ou mais confiáveis. Vale a pena olhar as outras páginas e utilizar as ferramentas de pesquisa oferecidas (essa dica nós já vimos aqui).

3.      A Wikipédia é bastante útil, se utilizada com cuidado. Como são os próprios internautas que fazem o conteúdo, e este não é checado pelo administrador do site, pode haver informações erradas ou imprecisas. Verifique se o artigo tem os itens:
a.    “referências”
b.    “ver também”
c.    “ligações externas”
A ausência dessas informações pode significar que o artigo está desatualizado, foi elaborado superficialmente ou, ainda, que não tem credibilidade.

4.      Procedência é tudo: procure bibliotecas virtuais, sites de revistas ou jornais e instituições respeitados. Faça consultas em mais sites, para checar se as informações são as mesmas.

5.      Para evitar milhões de resultados, filtre a busca por palavras-chave ou digite a expressão entre aspas. (mais sobre isso você também confere aqui).

6.      Verifique se o autor do artigo está identificado e se é especialista no tema. Isso não dá certeza de veracidade, mas é um bom sinal.

7.      Preste atenção à linguagem utilizada. Não dá para confiar num site com erros de português ou de ortografia.

8.      Observe a data de publicação do artigo. Se for muito antigo, pode estar desatualizado.

9.      A cada pesquisa, a quantidade de links que surgem é enorme. Mantenha o foco da sua pesquisa e, se for o caso, salve os outros links que achou para ler depois.

10.   Superimportante: propriedade intelectual e direito autoral são coisas sérias também na internet. Ao citar ou reproduzir um artigo, texto, vídeo, ou imagem em seu trabalho escolar, informe o site de onde ele foi tirado, a autoria e a data em que a página foi acessada. O mesmo vale se for compartilhar a obra de alguém.

11.   Internet não é tudo. Consulte livros e vá a bibliotecas. Como seus pais faziam.


[1] FRANCO, Silmara. In: FRANCO, Silmara e ALVES, Januária Cristina (Coordenadoras). Navegando em mares conhecidos: como usar a internet a seu favor. São Paulo: Moderna, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário