quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Usando jeitos diferentes de pesquisar

Agora que já vimos como podemos deixar nossa pesquisa mais segura e confiável, vamos experimentar outros jeitos de pesquisar sobre o mesmo assunto. Vamos escolher um tema e deixar nossa busca mais interessante pesquisando de diferentes maneiras, por exemplo, sobre o autor brasileiro “Monteiro Lobato”, do Sítio do Picapau Amarelo e outros livros. É possível encontrar diversos textos sobre a vida e obra do autor usando diferentes formas de escrever a pesquisa. 

Veja os exemplos:
  • Se escrevemos apenas “Monteiro Lobato”: encontramos diversos resultados de páginas conhecidas sobre o autor, texto na Wikipedia, o resumo do Google com imagens, entre outros.
  • Se escrevemos “Monteiro Lobato” +jornal ou “Monteiro Lobato” +notícias encontramos diversas institutições que são nomeadas em homenagem ao autor, entradas em portais de notícias, a cidade que leva seu nome etc.
  • Se escrevemos “Monteiro Lobato” +obras, encotramos sites que mencionam os livros do autos, citações importantes, bibliotecas que disponibilizam as obras, entre outros.
  • Se escrevemos “Monteiro Lobato” +biografia, ficamos sabendo sobre a vida do autor e suas atividades.


Como buscadores para sua pesquisa, você pode usar o Google (google.com.br), que é o mais famoso e o mais usado, focado em pesquisa. Mas também é bom conhecer outros e vez ou outra conferir as diferenças do que aparece em cada um. Dentre eles, podemos destacar o Bing (http://www.bing.com/) e também o Yahoo (https://br.yahoo.com/).


Faça sua pesquisa buscando informações sobre "Mário Quintana" e utilize os exemplos acima de palavras adicionais para ver os diferentes resultados. Depois conte para nós nos comentários qual foi a informação mais relevante e completa que você encontrou.
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário